Empreendedorismo por Necessidade e por Oportunidade

Você sabe a diferença entre empreendedorismo por necessidade e por oportunidade? Apesar do assunto tratar basicamente da mesma coisa, ou seja, de empreender, existem diferenças significativas entre um caminho e outro.

Empreendedorismo por Necessidade

Aqueles que empreendem por necessidade são, em geral, pessoas que estão sem dinheiro e sem opção de trabalho mas que precisam sustentar a família. Entram de cabeça em algum empreendimento, porém, como aventureiros, sem preparo e não fazem um bom planejamento a curto, médio e longo prazo, logo, isso faz com que o negócio que acabou de abrir tenha uma vida muito curta e tumultuada.

Empreendedorismo por Oportunidade

Ao passo que as pessoas que praticam o empreendedorismo por oportunidade já possuem alguma estabilidade financeira e de trabalho e com isso conseguem iniciar um negócio com mais calma onde passam a estudar, pesquisar e planejar sobre aquilo que estão querendo desenvolver para o mercado. São pessoas que enxergam longe e pensam a longo prazo porque desejam gerar lucros, empregos e mais riquezas.

A grande questão é a mentalidade

Não existe um caminho certo ou errado. Se você começa a empreender por necessidade, está tudo certo, porém, o que você precisa considerar é a configuração da sua mente e da sua emoção para mudar de estado, ou seja, mudar o padrão de necessidade para empreender, mesmo estando neste estado, por oportunidade.

Se começar com a mentalidade certa você chegará muito mais longe!

Att.
Ebert Duran


Assista ao vídeo