Empreendedorismo Estratégico

Para se empreender com maestria é necessário pensar estrategicamente em todas as áreas de um negócio, por isso que o empreendedorismo estratégico é tão importante para as pessoas e para toda a organização.

O que é empreender?

Antes de mais nada é preciso entender que empreender é desenvolver algo que ajude de fato as pessoas, é resolver problemas ajudando os demais a saírem de um estado A, de dores e problemas, e seguirem para um estado B, que é o desejo, o prazer, o encontro com alguma solução.

Um empreendedor pensa dia e noite nisso. Ele sente como que poderia ajudar cada vez mais as pessoas oferecendo para elas algum produto ou serviço que seja altamente útil e relevante para elas.

O que é estratégia?

Existem alguns conceitos, mas gosto de pensar que estratégia é basicamente a união dos seus recursos internos, mais os recursos externos com o intuito de se chegar num objetivo.

Recurso interno é tudo aquilo que você já dispõe: sua força mental e emocional, a quantidade de dinheiro disponível para investir, seus conhecimentos de um determinado mercado, seus materiais de trabalho, etc.

Recurso externo e tudo aquilo que você pode contar: uma parceria, uma experiência complementar de outra pessoa, um possível investidor, ajuda de amigos e familiares, etc.

Então, a estratégia visa traçar um mapa com todos esses recursos para que a empresa chegue num objetivo desejável: seja uma quantidade de clientes e/ou um faturamento 10 vezes maior até o final de um ano, por exemplo.

Empreendedorismo estratégico em todas as áreas

A ideia aqui é ter um pensamento estratégico em todas as áreas do negócio: RH, administração, marketing, vendas, finanças, gestão de pessoas, gestão de produtos.

O que vai ter ancorar no empreendedorismo estratégico é justamente utilizar o seu poder mental e emocional para gerenciar as pessoas que irão cuidar dos processos de cada área.

Quando você utiliza esse poder interno, ou seja, sua mente e suas emoções, a sua estratégia empreendedora ganhará muita força, principalmente diante das adversidades que todo negócio tende a passar.

Att.
Ebert Duran


Assista ao vídeo